Dez dicas para aproveitar a Black Friday

ESTÁ chegando a Black Friday, evento que oferece descontos expressivos no comércio online e físico, que este ano deve movimentar 2,2 bilhões de reais, 19% a mais do que no ano passado.
O dia 24 de novembro será a tradicional data e pode ser a chance do consumidor trocar a geladeira ou comprar aquele celular que tanto deseja. Mas, antes de sair às compras, confira as dicas dos especialistas da Serasa Experian para aproveitar a data com segurança e sem sair do orçamento:
IMPULSO: Diferencie desejo de compras verdadeiramente necessárias. Evite comprar por impulso!
PLANEJAMENTO: A compra deve caber no orçamento e coloque as contas na ponta do lápis antes de realizar a compra. Coonsidere as dívidas que já possui e os gastos que devem entrar nos próximos meses.
PARCELAMENTO: Cuidado com longos parcelamentos para não comprometer ainda mais a renda. Lembre-se da proximidade com o Natal, além dos gastos de início de ano, como IPVA, IPTU, material e matrícula escolar, despesas com viagens etc.
CARTÃO DE CRÉDITO: Cuidado ao usá-lo, pois dá a falsa sensação de que não se está gastando. Verifique na fatura o valor total das compras antigas antes de fazer uma nova. O pagamento integral da fatura é a melhor maneira de usar o cartão. Evite o pagamento rotativo.
SEGURANÇA: Antes de aproveitar as ofertas online, veja se o site é seguro. E antes de inserir seus dados ou efetuar uma compra, verifique se o site possui um certificado de segurança, que criptografa os dados enviados. É só observar o endereço na barra de endereço: os sites protegidos iniciam com https. Em alguns casos, a barra de navegação fica verde.
REDES SOCIAIS: Atenção com e-mails e ofertas anunciadas nas redes sociais. É comum receber mensagens que pedem para clicar em uma oferta de produto com valor abaixo do mercado. No entanto, pode ser uma tentativa de roubo de dados para serem utilizados em fraudes de identidade. Na dúvida, entre direto na loja virtual e verifique se o site é seguro.
WI-FI: Cuidado ao se conectar antes de efetuar a compra. Seja via smartphone, tablet ou notebook, evite uma rede wi-fi aberta ao realizar transações financeiras.
FINALIZE: Após as compras, sempre faça log off, principalmente ao usar computadores compartilhados, para evitar que seus dados sejam acessados por terceiros.