Coluna do Correio

FRASE

“A economia é extremamente útil como forma de emprego para os economistas.” (John Galbraith, economista, cientista político e escritor norte-americano)

TROCAS (I)

Por enquanto as conversas estão nos corredores do Palácio Tibiriçá, mas é dada como certa algumas mudanças no primeiro escalão do governo Aladim. As especulações são muitas, a começar pela Secretaria da Educação, cuja titular, Márcia Bernardes, deixou o posto no final do ano passado. O nome para substituí-la é o da vereadora Leila Ravazio, que já ocupou o posto em outros governos. Se isso se confirmar, vai abrir vaga na Câmara para o primeiro suplente, Glauco Costa, que foi parlamentar por quatro legislaturas e ocupou a presidência da Câmara no período 2007/2008.

TROCAS (II)

Via de regra os prefeitos, após cumprirem a metade dos mandatos, efetuam trocas que julgam necessárias e importantes para pavimentar os dois anos finais, especialmente aqueles que vão tentar um segundo mandato consecutivo, como é o caso de Aladim. Se mais nomes vão deixar o secretariado, ainda não há confirmações, o que não significa dizer que vai ficar tudo como está.

TROCAS (III)

Anteriormente, Aladim tirou outro vereador da Câmara, Valdeci Fernandes, que assumiu como secretário de Serviços Urbanos. Nunca um acerto foi tão grande. O desempenho de Valdeci é motivo de elogios por parte da população, pois tem demonstrado não só vontade de fazer, mas como concretizar as propostas.

TROCAS (IV)

Governos anteriores ao de Aladim também se valeram do mesmo expediente de recrutar vereadores para cargos no primeiro escalão. Dentre os motivos, o principal é a confiança política. Mas também uma forma de evitar problemas eleitorais futuros.

BARULHO

Por enquanto, em início de ano pré-eleitoral, ainda não se ouve qualquer barulho sobre a sucessão municipal. O que não significa que, logo após o Carnaval, isso não ocorra. Porém, há um ingrediente importante que deve ser considerado: a oposição derreteu após o resultado das urnas em 2020. Essa percepção se deve muito à escolha de Aladim para governar a cidade. Em dois anos, a qualidade de vida da população melhorou muito e a gestão é referência em atendimento em Saúde, Educação e Assistência Social.

CENSO (I)

O Censo 2022, cuja prévia foi divulgada no final do ano passado, trouxe preocupação em qualquer dos cenários dado a conhecimento: municípios que perderam habitantes esperneiam porque vão perder recursos cuja liberação é atrelada ao contingente populacional, e os que ganharam novos moradores porque, à reboque, trazem toda sorte de demandas que a administração pública tem que atender. O Censo conseguiu a proeza de desagradar gregos e troianos.

CENSO (II)

Na região que esperneia é Caieiras, pois de acordo com a prévia, perdeu mais de 6 mil habitantes. E esse resultado a fez recuar abaixo dos 100 mil moradores, que têm impacto significativo, especialmente nas transferências do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que é a maior fonte de recursos das prefeituras.

ABONO

O prefeito Aladim concedeu aos servidores públicos municipais ativos, um abono no valor de R$ 500,00, concedido somente no mês de janeiro, em parcela única, sem caráter remuneratório e sem base para cálculo de contribuições previdenciárias, não se incorporando à remuneração do servidor para quais fins. Resumo: R$ 500 a mais no contracheque deste mês.

AUSENTES

O eleitor que não compareceu às urnas no dia 30 de outubro, data do 2º turno das eleições 2022, tiveram até segunda-feira (9) para justificar a ausência e assim regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral. Ainda não foram divulgados os dados relativos a essa etapa. Ausentes no primeiro turno que não justificaram, foram 8 mil. Estes estão com os títulos suspensos.

PREOCUPANTE

O cenário econômico neste início de ano é preocupante. Lojas de grandes redes ou estão fechando as portas e demitindo em massa, ou tentanto acordo judicial para as dívidas que possuem. Também indústrias vão por esse mesmo caminho. Até o final do mês, somando tudo, a estimativa é de que mais de 30 mil trabalhadores estejam demitidos. Indiretamente, esse número é ainda maior.