Reportagem de jornal diz que Arteris foi notificada por buracos na Fernão Dias

O Jornal Terra do Mandu, da cidade de Pouso Alegre (MG), em reportagem publicada no dia 4 de janeiro deste ano, a informação de que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) notificou a Arteris, concessionária que administra a Rodovia Fernão Dias, pelas más condições da pista no trecho do Sul de Minas. Em nota, diz ainda a reportagem, a Arteris respondeu aos questionamentos e afirmou que está investindo na rodovia há anos.

O jornal revela ainda que há locais em que a situação é mais crítica, como nas proximidades dos municípios de São Gonçalo do Sapucaí, Varginha, Extrema e Nepomuceno. São buracos, asfalto deteriorado, recapeamento irregular, que pioraram com as chuvas constantes.

De acordo com a ANTT, ainda segundo a matéria, a agência está ciente que a Arteris não está fazendo os devidos reparos que constam no ato de concessão e já notificou a empresa. O documento, entretanto, não foi disponibilizado.

A Arteris – Em resposta ao jornal de Pouso Alegre, a Arteris enviou a seguinte nota: “A concessionária Arteris Fernão Dias informa que os investimentos em obras e conservação na BR-381 seguem sendo realizados periodicamente na rodovia. Nos últimos 15 anos, foram mais de R$ 2,8 bilhões aplicados em infraestrutura, o que inclui os serviços de conservação e manutenção do pavimento e a instalação de sinalização de acordo com os padrões do contrato firmado com o Poder Concedente.

Para reforçar e acelerar ainda mais os reparos, a concessionária aumentou o número de equipes. Mas é importante ressaltar que o período chuvoso impacta os trabalhos de manutenção definitiva, que ganharão celeridade no período de estiagem.

Promover a segurança viária é uma prioridade da Arteris, que segue com a estratégia de atuar fortemente em ações e investimentos que contribuem com a redução dos índices de acidentes e vítimas”.

Trecho paulista – Os problemas nas pistas da Fernão Dias não são privilégio só do trecho mineiro da rodovia. Em território paulista também são centenas de buracos e crateras (entre Bragança Paulista e a Capital) que causam toda sorte de problemas aos usuários, desde pneus furados, rodas quebradas e até mesmo suspensão avariadas.

A concessão da rodovia foi feita em 2008 e passa por 33 municípios entre São Paulo e Belo Horizonte. Em média, 200 mil veículos passam por ela todos os dias. A tarifa de pedágio cobrada hoje é de R$ 2,70 para carros de passeio e R$ 1,35 para motocicletas. (Da Redação – Foto: Gladyston Rodrigues/Reprodução EM)