A Agência Espacial Norte Americana (Nasa) lançou um sátélite em uma missão internacional para realizar um grande projeto de ciências: uma pesquisa abrangente dos oceanos, lagos e rios do mundo realiazada pela primeira vez e do espaço.
Equipamento foi lançado do sul do Estado norte-americano da Califórnia na terça-feira (13). Se tudo correr como planejado, o satélite do tamanho de um SUV produzirá dados de pesquisa dentro de vários meses.
Apelidado de SWOT, abreviação em inglês para Topografia Oceânica e de Águas superficiais, o satélite de radar avançado foi projetado para fornecer aos cientistas uma visão sem precedentes do líquido vital que cobre 70% do planeta, lançando novos olhares sobre a mecânica e as consequências das mudanças climáticas.
Um foguete Falcon 9, de propriedade e operado pela empresa SpaceX, do bilionário Elon Musk, foi programado para decolar antes do amanhecer desta quinta-feira (15), da Base da Força Espacial dos Estados Unidos em Vandenberg, cerca de 275 km ao noroeste de Los Angeles, para colocar o SWOT em órbita. (Com informações da CNN – Foto: Nasa/Divulgação)