O número de furtos de hidrômetros em Mairiporã aumentou 61% na comparação entre os nove meses deste ano com todo o ano de 2021.
A informação foi obtida pela reportagem junto à Sabesp, responsável pelo serviço de água e esgoto no município. Segundo os dados, no ano passado foram 5 furtos de hidrômetros, número que subiu para 13 este ano, ou seja, mais de um ocorrência por mês.
Por outro lado, é sabido que boa parte dos moradores vítimas desses furtos não registram boletim de ocorrência ou procuram pela Sabesp para informar o fato. A tendência é que até o final do ano o resultado seja ainda maior.
Ações que as Forças de Segurança da cidade têm desenvolvido nos últimos meses, também visam identificar possíveis receptadores de hidrômetros, assim como cabos furtados, que geralmente são ‘vendidos’ em ferros velhos.
A Sabesp orienta que o morador, ao constatar situação de furto de hidrômetro, deve comunicar a autoridade policial e registrar Boletim de Ocorrência e acionar a Central de Atendimento ao Cliente, pelos telefones 195 ou 0800 055 0195 para sanar rapidamente problemas com vazamento.
Mairiporã tem hoje, segundo dados oficiais da Sabesp, 23.725 ligações de água, com consumo de 170litros/dia, acima da média nacional, de 154 litros/dia e bem acima dos 110 litros/dia, média recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). (Da Reportagem – Foto: Reprodução)