O NÚMERO de ligações de energia clandestinas em Mairiporã, os chamados ‘gatos’, foi constatado em Mairiporã através de 108 inspeções realizadas durante os primeiros oito meses deste ano, segundo informações colhidas pela reportagem junto à Elektro, concessionária de energia no município. Além de crime, o roubo de energia também leva perigo às pessoas.
Foram encontrados 15 ‘gatos’ em diversos pontos da cidade, responsáveis por fornecer energia a um número grande de residências.
Segundo a concessionária, equipes de recuperação de energia elétrica de fraudes e padrões de entradas irregulares são realizadas periodicamente. As equipes fazem uma varredura e verificação detalhada de todo o padrão de medição, inclusive eventuais desvios de energia elétrica diretamente do sistema.
Crime – Fraudar e furtar energia são crimes previstos no Código Penal e a pena pode ser de um a quatro anos de detenção, além da cobrança dos valores retroativos referentes ao período da fraude, mais multa.
A Elektro também informou que as inspeções de campo são precedidas por um trabalho de inteligência para detectar possíveis casos suspeitos, além de manter estratégia de monitoramento e análise do perfil de consumo dos clientes, de modo a identificar possíveis variações que indiquem perdas comerciais.