Reportagem recente publicada pela Infomoney, que teve por base estudo de consultoria automotiva, mostra como é possível economiar até 35% nos gastos com combustível, através de práticas saudáveis na direção e manutenção do veículo, especialmente neste momento em que a gasolina está com o preço nas alturas.
De acordo com a matéria, a boa prática começa com a checagem dos pneus (foto), que se não estiveram calibrados fazem aumentar o gasto com gasolina, já que pneus menos cheios exigem mais esforço do veículo, ou seja, mais pesado para se movimentar.
Deixar janelas abertas simultaneamente ao uso do ar-condicionado é outro fator a ser condierado, pois a aerodinâmica do carro fica prejudicada pela resistência contrária provocada pelo vento, que enseja melhor performance do carro e mais gasto com gasolina. A dica é manter os vidro fechados ao usar o ar-condicionado. Entre janela e ar, é melhor o ar-condicionado.
Manter a velocidade constantes e manobras mais fluídas é outra dica importante, pois omitiza o uso do combustível. Evitar freadas bruscas e aceleração desnecessária, como arrancadas, não é econômico. Fazer a troca de marchas na hora certa, sem esticá-las, é outra boa prática.
Engana-se quem pensa que deixar o carro no ‘ponto morto’ é razão para economizar. Ao contrário, o veículo irá gastar mais combustível para não deixcar o carro ‘morrer. Por outro lado, é bom desligar o carro quando estiver parado em um engarrafamento, por exemplo, com o trânsito paralisado. Se não haverá movimento, é melhor desgilar e aguardar. Dar a partida novamente equivale ao carro ligado (e parado) por pelo menos 10 segundos.
Por fim, fugir dos horários de pico para evitar engarrafamentos e buscar rotas alternativas, quando isso é possível, também traz economia no gasto com gasolina. Tente não perder o horário para que não precise “correr” com o carro e consiga manter uma direção tranquila e constante. Bons hábitos no trânsito, além mais seguros, também geram economia. (Da Redação, com Infomoney – Foto: Divulgação)