Região registra 2 furtos e roubos de veículo por dia

Diariamente são roubados ou furtados 2 veículos nas cinco cidades da região. De janeiro a outubro deste ano foram registrados 589 casos, segundo estatísticas criminais da SSP (Secretaria de Segurança Pública). Desse total, 307 casos representam o crime de furto (quando não envolve violência contra vítima), e 282 de roubo (quando pressupõe que a pessoa tenha sido ameaçada ou agredida de alguma forma para entregar seu pertence).

Em Mairiporã, na comparação com o mesmo período analisado de 2020, esses dois tipos de crime ficaram estáveis. Se em 2020 o total de registros foi de 131 ocorrências, este ano chegou a 137.

Região – Franco da Rocha é a cidade com o maior número de casos no ano, somando-se furto e roubo de veículos, com um total de 154 registros. Na sequência apareceram Francisco Morato, com 148, Mairiporã, com 129, Caieiras, 83 e Cajamar com 75.

O número de ocorrências em 2020 (janeiro a outubro) foi 17% menor no mesmo intervalo de tempo, exceto em Mairiporã, que liderou. Foram 139 apontamentos de furtos e roubos na cidade, seguindo-se Franco da Rocha com 122, Francisco Morato com 112, Cajamar com 59 e Caieiras com 58.

Autoridades afirmam que o aumento nos casos pode estar relacionado a retomada das atividades presenciais, quando as pessoas retornaram às ruas e com isso o padrão de mobilidade praticamente voltou ao que era antes da pandemia.

Gol – Estudo realizado pela Ituran, empresa especializada em monitoramento e recuperação de veículos, aponta o modelo Wolkswagen Gol como o veículo mais roubado ou furtado no Estado de São Paulo, durante o período de janeiro a outubro deste ano. O modelo aparece em primeiro na lista de ocorrências, com 5.046 no total. Em segundo lugar figura o carro da Fiat, modelo Uno, com 3.934 casos e o Chevrolet Onix fica em terceiro, com 3.524 registros. (Da Redação – Foto: Divulgação)