Planejar é preciso!

Para obter bons resultados na gestão de qualquer organização pública ou privada o administrador depende do planejamento e do acompanhamento das ações com a responsabilização dos agentes envolvidos.

A gestão pública para melhorar a aplicação dos recursos arrecadados da sociedade necessita oferecer serviços com qualidade e o ponto de partida é a elaboração de um bom planejamento.

Focando no planejamento governamental bem elaborado é inevitável contemplar três dimensões: objetivos, recursos e estrutura organizacional. A partir da análise situacional que contempla a construção de um diagnóstico de acordo com a realidade visando definir os objetivos nos planos de ações. Os recursos estão estabelecidos no orçamento anual da instituição e a estruturação organizacional deve focar no comprometimento dos seus agentes diante dos planos estabelecido. Essas condições possibilitam o acompanhamento do gestor.

Um bom termômetro para avaliar o planejamento de uma instituição está no quantitativo de alterações do realizado anteriormente com a perspectiva de melhoria nos serviços prestado com as novas ações. O cenário futuro almejado deve ser diferente para melhor em relação das realizações do passado.

Para tanto, importante ressaltar como fundamental mensurar os resultados possibilitando verificar se os objetivos estão sendo alcançados e quando não forem satisfatórios redefini-los.

Adotando postura proativa os órgãos públicos necessitam reagir positivamente às demandas cobradas pela sociedade. Mais do que isso, necessário satisfazer verdadeiramente as necessidades estruturais onde estiver atuando superando, desta forma, ações simples de zeladoria.

Por isso, acreditar que executar apenas ações de zeladoria desprezando as necessidades estruturais se torna uma armadilha para o gestor público, notadamente, os agentes políticos debutantes na gestão da administração pública.

 

Essio Minozzi Júnior é professor de Matemática e pedagogo. Pós-Graduado em Gestão Educacional – UNICAMP; Secretário da Educação de Mairiporã (1997-2000) e (2017-2018), Vereador de Mairiporã (2009-2020)