FRASE
“Quando os preços sobem é inflação; quando descem é promoção.” (Joelmir Betting, jornalista e sociólogo brasileiro)
VÍCIOS (I)
A Câmara de Mairiporã repete há décadas vícios que parecem difíceis de se eliminar. Ou seja, de manter decisões ultrapassadas. Nem novas legislaturas se dão ao trabalho de pôr fim a isso. Em se tratando de reuniões ordinárias, a coisa é ainda mais absurda. Quando o dia regimental da sessão cai num feriado, não é remarcada para o dia seguinte, como ocorre na maioria dos parlamentos municipais brasileiros. Não! Aqui é mais cômodo juntar 2 sessões numa mesma data, ou seja, na data regimental da semana seguinte, e tudo resolvido. É preciso acabar com esse mecanismo e demonstrar menos preguiça. Se a sessão é semanal, deve ser realizado dentro da semana correspondente.
VÍCIOS (II)
Outra situação incômoda para quem paga impostos é constatar que vereador tem direito a 78 dias de férias no ano. Que trabalhador tem esse mesmo benefício? O recesso de julho precisa acabar. Câmara não é escola para ter férias no meio do ano, e vereador não é aluno. Muito embora alguns devessem reforçar os estudos e com isso evitar assassinatos semanais da língua pátria. Sem contar que apenas uma sessão é realizada semanalmente.
POUPATEMPO
Os mairiporanenses aguardam ansiosos pela unidade do Poupatempo que será instalada no município. Segundo informações preliminares, serão mais de 80 serviços oferecidos, e além de presencial, contará com serviços digitais da Prefeitura, uma inovação tecnológica que facilitará a vida do cidadão. Até onde se sabe, o governo municipal está concluindo as instalações para receber a unidade.
TURISMO
Mairiporã aparece em ótima colocação (11ª) no ranking dos MITs (Municípios de Interesse Turístico) elaborado pela Secretaria de Estado do Turismo. Fruto do trabalho da atual gestão municipal, que investe nesse segmento. Se alcançar o terceiro lugar, no próximo ranking, a cidade será elevada à categoria de Estância Turística, sonho acalentado há décadas. E nessa condição, terá direito a polpudos recursos do governo paulista.
NATAL
O Fundo Social de Solidariedade está chamado a sociedade mairiporanense a participar do Natal para Todos, que a entidade vai realizar em dezembro, para atender pessoas carentes e em situação de vulnerabilidade social. Doações de brinquedos e caixas de bombons podem ser feitas na sede do Fundo (Alameda Tibiriçá, Alameda Tibiriçá, 535), na Subprefeitura de Terra Preta e na UBS da Serra da Cantareira.
OBRAS PARADAS
O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) realizou na semana passada fiscalização ordenada para averiguar o andamento e as condições de obras realizadas com recursos públicos. A ação teve foco nas áreas da Saúde, Educação e Infraestrutura na Capital, na Região Metropolitana, no interior e no litoral paulista, e englobou a vistoria surpresa, ou seja, sem aviso prévio. O trabalho foi realizado em obras paradas e envolveu um corpo técnico de 140 Agentes da Fiscalização do TCE, que já realizam o acompanhamento contratual das obras que foram vistoriadas. De acordo com a Corte de Contas, segundo dados obtidos a partir de órgãos estaduais e municipais até 13 de outubro, o Estado e os municípios acumulam, juntos, um total de 641 obras paradas e que representam R$ 11,36 bilhões em investimentos paralisados.
LISTA
Com o passar dos dias e a proximidade de 2022, aumenta a lista de pré-candidatos à presidência da República. Além dos nomes que tem sido ventilados nos últimos meses, casos de Bolsonaro e Lula, agora surgem os nomes da chamada terceira via: o ex-juiz Sérgio Moro (Podemos), Eduardo Leite e João Dória, que disputam a prévia tucana para ver quem será o candidato do PSDB e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD). Já Ciro Gomes (PDT) anunciou que não vai mais para a disputa. Isso, sem contar aqueles de ‘nanicos’, também conhecidos como oportunistas de plantão.
FRAUDE
A Comissão de Prévias do PSDB decidiu que 92 prefeitos e vice-prefeitos paulistas, aliados do governador João Doria, ficarão fora das prévias marcadas para o dia 21 de novembro, que escolherá o candidato da legenda à Presidência da República em 2022. Os prefeitos e vices excluídos são acusados por apoiadores do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, de fraudar a data das novas filiações. Pela regra, só podem votar aqueles que se filiaram até 31 de maio. Bandidagem em política virou regra.
BAGUNÇA
A coisa anda tão bagunçada no País que até o Caged, uma instituição seríssima do Ministério da Economia, publicou ontem que o total de empregos formais gerados no ano passado, estava errado. E que erro! Os número divulgados foram simplesmente cortados à metade. Ao invés de 142 mil novas vagas, a coisa não passou de 75 mil. Falar mais o quê?
PROMESSAS
Os líderes das 20 maiores economias do planeta anunciaram o compromisso de limitar o aquecimento global a 1,5°C e a encerrar os subsídios para a produção de carvão mineral. Essa é a décima vez que prometem ajudar o planeta a preservar o meio ambiente. Essa conversa mole vem desde a Rio-92. Promessa renovada a cada encontro e nunca cumprida. Certamente foram contaminados pelos políticos brasileiros, que têm graduação máxima e prometer e não cumprir.
AVANÇO
Considerada uma das 17 doenças tropicais negligenciadas (DTNs) no mundo, a esquistossomose ainda é um importante problema de saúde pública no Brasil. No entanto, o único medicamento usado no tratamento foi descoberto há mais de 40 anos. Pesquisa publicada na terça-feira (26/10) na revista Nature Communications, mostra um caminho para o desenvolvimento de novas terapias e até mesmo de uma vacina contra essa parasitose.
TANQUE
Dois amigos conversando sobre o momento atual da economia e com o preço dos combustíveis nas alturas. Um pergunta ao outro: – você está enchendo o tanque com gasolina ou etanol? Ao que o outro responde: – com lágrimas.