COMERCIANTES com lojas no centro da cidade, ouvidos pela reportagem, se mostraram otimistas com o ‘Dia das Mães’, a segunda melhor data para vendas depois do Natal. Eles projetam expectativa de aumento de até 7% nas vendas do setor.
Este ano a data será celebrada no dia 14 de maio, segundo domingo do mês, e alguns fatores vão contribuir para a melhora nas vendas: recursos injetados na economia com a liberação das contas inativas do Fundo de Garantia (FGTS) e a queda na temperatura.
Para analistas, Comércio e Serviços serão os setores que serão mais beneficiados com as vendas do Dia das Mães. Ambos têm sofrido com o corte de vagas em razão da crise econômica e queda nas vendas.
Apesar do resultado negativo de março no emprego formal (com carteira assinada), o trimestre ainda apresenta saldo positivo em 53 postos de trabalho. Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Previdência Social.
Desde janeiro o comércio dá sinais de recuperação e os próprios lojistas apontam que as vendas do Dia das Mães podem superar as expectativas.
Os presentes que devem ser mais procurados são roupas e calçados, perfumes e eletroeletrônicos.
Fonte: G1