A Prefeitura de Mairiporã, através do programa Reurb, em parceria com o Governo do Estado, através de outro programa, o Cidade Legal, está levando a dezenas de bairros o processo de regularização fundiária.
Trata-se de um conjunto de ações que envolvem o poder público, moradores, loteadores e concessionários do serviço público, cujo propósito é legalizar ocupações que se formaram informalmente, seja pelo parcelamento de terrenos particulares sem os devidos registros, sem projeto aprovado e licença municipal ou pela invasão de áreas públicas ou privadas.
Segundo dados fornecidos pela Secretaria Municipal da Habitação, já foram entregues 31 matrículas que abrangem 2.327 lotes. Pelo cálculo utilizado, considerando-se a média de 3,4 habitantes por unidade residencial, segundo o IBGE, 7.911 pessoas beneficiadas.
Outras informações apontam que 34 localidades estão em processo de regularização e 14 em estágio avançado. Só no governo do prefeito Aladim foram 2 regularizações, em apenas seis meses, com a entrega de escrituras aos proprietários do Jardim Vanessa (17 lotes) e Parque Industrial III (14 lotes).