Homicídios na cidade aumentaram 57% no primeiro semestre

O número de vítimas de homicídio doloso (quando há intenção de matar) em Mairiporã registrou aumento de 57,1% no primeiro semestre de 2021, na comparação com o mesmo período de 2020. Foram 7 casos este ano contra 4 no ano passado. Os dados foram divulgados pela SSP (Secretaria da Segurança Pública) do Estado de São Paulo. A capital paulista e o Estado também tiveram queda nesse tipo de ocorrência, de 10,92% e 2,50%, respectivamente.

Com relação aos quatro principais crimes contra o patrimônio, o município manteve o mesmo número de ocorrências nos dois períodos analisados em relação ao roubo de veículo, 48, e viu cair os roubos de carga (de 10 para 9). Os furtos de veículos também caíram (de 40 para 30), mas os furtos em geral cresceram de 220 para 226.

Roubos e furtos de objetos em geral, como aparelhos celulares, carteiras, entre outros, mantiveram o mesmo total de ocorrências na comparação com o ano passado: 296 registros este ano e 298 em 2020. Os roubos apresentaram recuo de 7%, passando de 136 ocorrências no primeiro semestre do ano anterior, para 127 em 2021.

Dados – Ainda de acordo com os dados estatísticos da SSP-SP, as tentativas de homicídio tiveram um aumento absurdo, saltando de apenas um caso nos seis primeiros meses de 2020, para 9, no mesmo intervalo de tempo deste ano.

Também registraram alta as lesões corporais dolosas (149 para 154), lesões culposas por acidente de trânsito (21 para 44) e os estupros (de 13 para 16).

Mantiveram os mesmo índices os homicídios culposos por acidente de trânsito (4) e os roubos de veículos (48 registros).

Para as autoridades policiais, a retomada das atividades que as cidades vivem agora, impacta no aumento de crimes contra o patrimônio, o que eleva os índices de violência.

 

NÚMEROS DA VIOLÊNCIA

OCORRÊNCIA        2021   2020

Homicídio doloso     7          4

Homicídio culposo acidente de trânsito  4          4

Tentativa de homicídio       9          1

Lesão corporal dolosa        154     149

Lesão culposa acidente de trânsito         44       21

Estupro          16        13

Roubo em geral       70       78

Roubo de veículo    48       48

Roubo de carga       9          10

Furto em geral         226     220

Furto de veículo       30       40