Estado de SP inicia novo ciclo de vacinação contra a Covid em janeiro de 2022

O secretário de Saúde do Estado de SP, Jean Gortinchteyn, afirmou nessa ontem (19), durante entrega de mais um milhão de doses da vacina CoronaVac ao Ministério da Saúde, que um novo ciclo de vacinação contra a Covid-19 terá início no dia 17 de janeiro de 2022.

“Assim como nós fazemos em relação à gripe, essa nova fase de imunização contra a Covid irá se iniciar no dia 17 de janeiro do ano que vem. Foi exatamente o dia que nós vacinamos a primeira brasileira aqui de São Paulo, Mônica Calazans”, afirmou, em referência ao começo da campanha neste ano.

O secretário explicou ainda que não se trata de uma dose de reforço, mas sim do início de uma nova vacinação, como em outras campanhas.

“Isto não é um reforço. Isto é uma necessidade que nós temos de estar sempre, anualmente, fazendo uma proteção. Nós chamamos de reforço vacinal quando eu uso uma terceira ou quarta dose. Nós estamos seguindo a prerrogativa das vacinas para vírus respiratórios como da gripe, que anualmente recebem uma imunização”, disse.

A expectativa é de que o Ministério da Saúde e o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) também cheguem ao mesmo entendimento. Contudo, o governo estadual disse que iniciará a vacinação independentemente de um consenso. (Redação/CJ)