Mairiporã é considerada a 90º cidade, de um total de 95 municípios paulistas, quando se trata de mortalidade infantil, de acordo com o Ranking CLP (Centro de Liderança Pública), feito em parceria com a plataforma Gove, com base em amostra de 405 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes.
Informações do IBGE mostram ainda que a taxa de mortalidade infantil no município é de 10,67 por mil nascidos vivos, ou seja, a cada mil crianças com menos de 5 anos, 10,67 vem a óbito.
Mairiporã teve queda na taxa em relação ao penúltimo censo, de 2018, quando registrou 14,23. Se comparado com os índices nacionais, em 2019, a taxa de mortalidade infantil foi de 14,0, contra 12,4 registrada em 2018. A série histórica do município se mostra instável desde 2006, quando o IBGE passou a contabilizar o índice.
O Ranking de Competitividade dos Municípios mostra ainda que Mairiporã ocupa posições baixas nos pilares “Acesso à Saúde” e “Qualidade da Saúde”.
No quesito “Acesso à Saúde”, está em 16º lugar, de 28 municípios da Região Metropolitana de São Paulo; na 70ª posição entre 95 municípios no ranking estadual e na 349ª colocação de 405 cidades do ranking brasileiro.
No indicador “Qualidade da Saúde”, Mairiporã aparece em último lugar entre os municípios da Região Metropolitana de São Paulo, em 28º lugar; ocupa a penúltima posição no ranking paulista, em 94º lugar e fica em 355º de 405 municípios no ranking brasileiro.
O CLP (Centro de Liderança Pública) atua para a promoção da Competitividade do Brasil e do debate sobre políticas públicas baseadas em evidências, por meio do já tradicional Ranking de Competitividade dos Estados e da formação de lideranças e gestores públicos.
Prioridade – Essas estatísticas, somadas a outras da Saúde, levaram o então candidato a prefeito Aladim e tratar essa área como prioritária em seu governo. “São muitos os problemas enfrentados pela população quando o assunto é Saúde, e vamos mudar isso. É prioridade no meu governo dar atendimento a todos, através de gestão eficiente e instrumentos necessários para que esse setor se desenvolva como o esperado por todos”, disse o prefeito ao tomar posse.