Em novo levantamento realizado pela reportagem do Correio Juquery nos dias 19 e 20 deste mês, a 5 dias do governo municipal completar o primeiro semestre, a população mairiporanense avaliou positivamente o mandato do prefeito Aladim (PSDB). De acordo com os números, 55% consideram a sua administração ótima e boa, queda de 3% em relação ao levantamento anterior, realizado quando o chefe do Executivo completou 100 dias à frente do Palácio Tibiriçá.
Especificando esse percentual, 40% disseram ser bom e 15% classificam como ótimo. Cerca de 28% das pessoas consideram regular (caiu 1% na comparação com o estudo anterior), 11% disseram ser ruim ou péssimo (aumento percentual de dois pontos) e 6% não souberam ou não responderam.
O levantamento foi realizado por telefone nos dias 19 e 20 de junho, totalizando 410 pessoas a partir dos 16 anos de idade. Embora o resultado não tenha valor científico, já que não se trata de uma pesquisa que segue requisitos e metodologia adequados, é um indicativo sobre o que a população acha do governo municipal e deve servir de estímulo para uma análise mais aprofundada pelo prefeito e seus colaboradores.
Para o editor do Correio, jornalista Wagner Azevedo, a população está atenta em relação ao governo e se sente à vontade para criticar, sugerir e cobrar mudanças em favor da cidade. Ainda segundo o jornalista, “a iniciativa privada, o empresariado e a indústria também têm demonstrado confiança nos primeiros meses do governo, principalmente pela implementação de políticas de incentivo ao setor, o que obviamente poderá resultar em aumento de arrecadação de tributos e geração de emprego e renda.”
Os 410 mairiporanenses foram consultados nas regiões Central, Terra Preta, Serra da Cantareira, Rio Acima, Rio Abaixo e Jardim Fernão Dias e bairros adjacentes, divididos por faixa etária, gênero, situação econômica e nível de escolaridade. A consulta por telefone foi feita de forma aleatória.
Outros temas – Também foram abordados outros temas, como a atuação da Câmara Municipal: 16,8% avaliaram positivamente, 30,6% consideraram regular, 38,7% de forma negativa e 13,9% não souberam ou não responderam.
Outras questões em âmbito estadual e nacional também foram levantadas. Em uma suposta eleição para presidente, Jair Bolsonaro foi a escolha da maioria (31,1%), enquanto, para governador, Geraldo Alckmin obteve maior porcentagem (22,4%) – João Doria, atual governador, teve 24,8% de aprovação (bom/ótimo) e 51,7% de reprovação (ruim/péssimo). (Da Reportagem/Foto: Correio Imagem)