Em seu site, o Casarão Julia Ferraz, em Atibaia, inaugurou na terça-feira (27) a exposição on-line “Eli”, do artista virtual, grafiteiro e professor atibaiense Lucas Dread.
Inspirado pela experiência de pintar na rua, por referências de diversas culturas e pelo mundo dos sonhos, o artista cria e experimenta em suas obras a personagem Eli, que não tem gênero e cor definidos e que tem o intuito de trazer a ideia de igualdade entre os seres humanos.
A exposição faz parte da programação on-line do Casarão Julia Ferraz, possibilidade para continuar com suas ações culturais em tempos de Covid-19, e acontece no site do espaço cultural até 26 de maio de 2021. O evento é realizado pela AsPAS (Associação dos Proprietários e Amigos do Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz) e é contrapartida do Projeto Estabilização Estrutural do Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz/Casarão Julia Ferraz contemplado pelo Edital de Chamamento Público no 01SJDC/FID/2017 do FID (Fundo Estadual dos Interesses Difusos) da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo.
Casarão Julia Ferraz – O Casarão, também chamado Solar do Coronel Manoel Jorge Ferraz é patrimônio histórico e arquitetônico localizado em Atibaia. Construído por volta de 1776, foi moradia de gerações de políticos do Partido Liberal no século XIX. Foi reconhecido como patrimônio histórico e arquitetônico do Estado de São Paulo com tombamento pelo CONDEPHAAT em 1975. Funciona como espaço cultural independente desde então, promovendo espetáculos de música, dança e teatro, exposições de artes visuais, fotografia, artesanato, palestras e visitas monitoradas. Desenvolve projetos de educação patrimonial, contribui com estudos, pesquisas e trabalhos sobre a preservação do patrimônio cultural e promove palestras e visitas monitoradas para a comunidade e estudantes de escolas públicas. Foi certificado como Ponto de Cultura federal e teve seu trabalho premiado pelo Ponto de Cultura estadual. (Publicado no jornal O Atibaiense – Foto: Reprodução)