Partido com maior número de filiados, MDB não consegue eleger vereador

PARTIDO com maior número de filiados na cidade, o MDB não consegue eleger vereadores desde as eleições de 2012. Em 2016 um de seus candidatos chegou a tomar posse, porém três meses depois perdeu a cadeira em decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que validou os votos de um postulante do PSC.

No ano passado o MDB tinha 1.553 filiados, quase a soma dos três partidos que vem na sequência, o PTB (585), PP (536) e PSDB (524). Mesmo assim, não consegue eleger vereador.

Desde 1982 que o MDB é o maior partido da cidade, e já chegou a ter mais de 5 mil filiados, justamente nesse ano em que a convenção para escolha de candidatos foi feita em uma escola, tamanha a quantidade de filiados.

O desprestigio da agremiação é tanto, que nas eleições de novembro último não teve candidato a prefeito e nem mesmo a vereador.

Ao longo da história eleitoral de Mairiporã, o MDB elegeu 19 vereadores, mas neste século foram apenas 4.

O apogeu da sigla foi nas eleições de 1982, as primeiras que permitiram novos partidos e pôs fim ao bipartidarismo. Mesmo assim só dois, PDS e MDB conquistaram as 13 cadeiras, cabendo 6 delas ao MDB, que se chamava PMDB.

Executivo – Nas eleições majoritárias, para prefeito, o MDB praticamente desapareceu de cena. A última vez que teve um candidato na disputa pelo Palácio Tibiriçá foi em 1988, ou seja, há 32 anos, quando chegou em segundo.

Desde então limitou-se à participação no pleito legislativo.

Nacional – Outro partido de expressão nacional, o Democratas (DEM) também patinou na cidade nos últimos anos. Ficou sem representação em 2012 e 2016 e voltou ao cenário legislativo em 2020, ao eleger um vereador.

Com maior bancada de deputados em Brasília, o PT nunca conseguiu ser protagonista na política local, nem mesmo coadjuvante. Desde 1982, quando participou da primeira eleição em nível nacional, só conseguiu eleger um vereador na cidade, no pleito de 2000.
Embora participe regularmente das eleições municipais, nunca mais conseguiu eleger representação na Câmara.