Depois de vários meses de queda no índice, a criminalidade disparou em dezembro, segundo dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública, divulgados no início da semana.
Dos 13 tipos de ocorrências, Mairiporã registrou aumento em 9, resultado preocupante, pois durante todo o ano passado, a tendência seguia escalada de baixa.
Roubo de veículo aumentou quatro vezes na comparação com novembro, furto em geral cresceu 52% e furto de veículos saltou 50%.
Doze meses – Na comparação de janeiro a dezembro de 2020 com o mesmo período de 2019, no entanto, houve queda expressiva nos índices. Apenas as tentativas de homicídio cresceram, passando de 4 para 9 (+125%).
No cômputo geral, o recuo foi de 36,2% na comparação entre os dois períodos. Foram 1.112 ocorrências no ano passado, ante 1.515 em 2019.
Produtividade – Se as ocorrências foram em menor número, também a produtividade policial diminuiu. Em 2019, segundo os dados, foram 1.717 registros, enquanto em 2020 esse número chegou a 1.454.
A produtividade leva em conta porte, tráfico e apreensão de drogas; porte ilegal de arma; armas de fogo apreendidas; flagrantes lavrados; menores infratores apreendidos por mandado e em flagrante; pessoas presas em flagrante e por mandado; prisões efetuadas; veículos recuperados e inquéritos policiais instaurados.
Legenda: Com menor número de ocorrências, a produtividade policial no período também foi menor
Crédito: Divulgação