45.848 carnês do IPTU 2021 começam a chegar aos mairiporanenses

OS 45.848 carnês com a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2021 já começaram a chegar aos contribuintes mairiporanenses pelos Correios. A Prefeitura pretende arrecadar cerca de R$ 32,45 milhões, montante pouco superior ao de 2020, já que não houve reajuste a esse imposto. Os valores venais dos imóveis também não sofreram alteração.

Pagamento – A quitação em parcela única está prevista para o dia 20 de janeiro, com direito a desconto de 10%. Nesse mesmo dia também deve ser paga a primeira das doze parcelas para quem optar por essa modalidade. O desconto cai para 5% se pago à vista no dia 22 de fevereiro. O parcelamento pode ser feito em até 12 vezes.

O IPTU é a maior receita própria do município e a orientação é que ao receber o carnê o contribuinte verifique os dados do imóvel antes de efetuar o pagamento. Não há nenhum tipo de desconto para a Taxa de Coleta e Remoção de Lixo.

Dívida ativa – Se é a principal fonte de receita que compõe o núcleo tributário dos impostos gerados pelo município, o IPTU também é o mais sonegado pelos contribuintes.

O volume de crédito que a Prefeitura de Mairiporã têm a receber de pessoas físicas e jurídicas é maior que o Orçamento do Município para todo este ano. O montante da chamada dívida ativa, segundo o Portal da Transparência, é de R$ 373.879.340,02.

Os carnês podem ser pagos nas agências do Banco do Brasil, Itaú, Caixa Federal, Santander e Bradesco, e também nas casas lotéricas.

O IPTU é a maior receita de recursos diretos do município

Crédito:

Correio Imagem