2ª via do RG pode ser solicitada por canais digitais

A EMISSÃO de 2ֺª via da Carteira de Identidade (RG) já pode ser feita sem a necessidade de atendimento presencial. O cidadão pode usar os meios digitais para obter o documento. Nos totens de autoatendimento do Poupatempo ou no aplicativo RG Digital SP, da Polícia Civil, pode ser solicitada uma nova Carteira de Identidade, sem necessidade de aguardar disponibilidade de agendamento nos postos para emissão.

Os totens estão disponíveis em estações do metrô e da CPTM, shoppings centers, supermercados, e unidades do Descomplica SP, por exemplo, durante todo o horário de funcionamento dos estabelecimentos. Para informações sobre os endereços, basta acessar o portal www.poupatempo.sp.gov.br e clicar na opção Locais de Atendimento.

Já o aplicativo RG Digital SP pode ser baixado gratuitamente no celular, tanto na Google Play quanto na App Store. Com tecnologia de reconhecimento facial, o app permite ainda que a identidade virtual seja baixada e armazenada no aparelho celular.

Desde seu lançamento, em agosto deste ano, o aplicativo da Polícia Civil contabiliza cerca de 870 mil downloads e quase 310 mil RGs armazenados em aparelhos celulares. O documento é válido em todo território nacional.

Para solicitar a segunda via do RG de forma digital, é preciso ter 16 anos ou mais e possuir um RG anterior emitido após agosto de 2014 no Estado de São Paulo, que tenha um QR Code, o que garante que as informações já estão no Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (Abis) da Polícia Civil.

Nos totens do Poupatempo, o pagamento da taxa de emissão pode ser feito em cartão de débito bancário, durante a solicitação do documento, e o cidadão tem a opção de receber o novo RG em casa, pelos Correios.

Legenda:

Através de aplicativos no celular, documento pode ser baixado sem necessidade de atendimento presencial

Crédito:

GSP