NOS últimos anos o vencimento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) emitido pela Prefeitura de Mairiporã, em pagamento à vista ou parcelamento, teve início em 20 de março. Para o ano que vem, houve antecipação em um mês, segundo a reportagem apurou junto à Secretaria da Fazenda.
Segundo a secretária da Fazenda, Silvana Francinete da Silva, a impressão dos mais de 50 mil carnês será tarefa do novo prefeito, porém a licitação para escolha da empresa responsável pelo serviço foi aberta no final de novembro.
Ao receber os carnês os contribuintes poderão optar pelo pagamento em cota única, com direito a 10% de desconto, ou em onze parcelas (uma a mais que nos anos anteriores), com vencimentos no dia 20 de cada mês.
Mudança – Ainda de acordo com a secretária, a Prefeitura está realizando o credenciamento dos bancos, pois a partir do ano que vem vai haver mudança na forma de arrecadação. A ficha de compensação dará lugar ao documento de arrecadação, o que possibilitará ao contribuinte efetuar o pagamento de tributos (não só do IPTU) nos bancos credenciados, inclusive com a facilidade do débito em conta.
A secretária não soube informar que haverá a possibilidade de emissão de boleto via internet pelo portal da Prefeitura. “É uma decisão que caberá ao novo prefeito, pois trata-se de uma ferramenta em que o contribuinte deverá ter em mãos o número do registro do imóvel. Parte dos contribuintes receberá o carnê através de equipes próprias da Prefeitura, e outra pelos Correios.