48% dos brasileiros preferem pagar boletos na lotérica

ESTUDO feito com 16.176 pessoas entre janeiro e abril deste ano pela fintech de soluções financeiras Acordo Certo, mostra que mesmo em tempos de isolamento social por conta do coronavírus, quase metade dos brasileiros (48,11%) ainda prefere pagar boletos nas casas lotéricas. O Internet Banking vem em segundo lugar no ranking com 35,20% da preferência.
Porém, entre entre março e abril, período em que se estabeleceu a quarentena, houve uma queda de 17,9% na preferência pelas lotéricas e um crescimento de 14,24% na escolha do internet banking.
Outro fato relevante demonstrado pela pesquisa foi o crescimento de 90,32% dos pagamentos de boletos nos caixas de supermercados entre março e abril, enquanto nos caixas eletrônicos houve queda de 11% e nas agências bancárias de 4%.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos 211 milhões de brasileiros, 79,9% da população tem acesso à internet fixa ou móvel. Os dados mostram que, apesar da conectividade, ainda há barreiras para a adesão aos meios de pagamento digital. Algumas dessas barreiras são a falta de conhecimento e cultura digital, dificuldade em lidar com sites e aplicativos e, principalmente, o medo de fraudes.
“Neste momento de pandemia, os meios de pagamento digitais são ideais para que as pessoas mantenham as contas em dia evitando sair de casa e se expor ao vírus. É importante que as instituições estudem as barreiras e ajam para promover a cultura digital para garantir o acesso e facilidade digital para o maior número de pessoas”, diz Dilson Sá, CEO da Acordo Certo.