Programa vai formar jovens para o mercado de trabalho tecnológico

Segundo dados do IBGE, o desemprego é maior entre jovens com idades entre 15 e 29 anos. Os dados mostram que, se na população em geral o índice está em cerca de 14%, nessa faixa etária ele é o dobro: 28%.

Para enfrentar essa realidade, duas iniciativas têm como objetivo preparar o jovem brasileiro para a inserção no mercado de trabalho tecnológico.

Um dos programas do governo, o ‘Espaço 4.0’ tem como objetivo formar jovens para atuar frente a novas tecnologias com cursos que capacitem nas áreas de programação, Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial, entre outros. O município é responsável pelo espaço e o governo federal entra com os recursos para a aquisição de computadores, notebooks, impressoras 3D e orientação para os cursos a serem ministrados. O objetivo é ter um espaço desses em cada estado e, a partir daí, expandir para o interior.

Outra iniciativa da secretaria é o programa ‘Horizontes’, que tem como finalidade capacitar e aprimorar jovens para que tenham seus negócios consolidados. “A gente tem uma geração que não tem esse sonho de ter a carteira assinada”, afirma o governo. Para esses, é ensinado como fazer o cadastro como Microempreendedor Individual (MEI), linhas de crédito, como contratar e manter um funcionário. (Agência Brasil – Foto: ABR)