MAIRIPORÃ tem hoje 7.104 filiados a partidos políticos. Esse total equivale a 12% dos eleitores que estão aptos a votar nas eleições de outubro vindouro.
O partido com mais filiados no município é o PMDB, com 1.879 correligionários, seguido por PP, com 662 filiados e o PTB, com 574 integrantes. Conforme o cartório eleitoral, para as eleições de outubro, estão inscritos regularmente 59.988 eleitores.
Os números de filiados foram levantados pela reportagem junto ao Cartório Eleitoral de Mairiporã e na listagem constam 32 partidos na cidade. Os com menor número de filiados são o PCB (25), o PMB (20) e o REDE (3).
Segundo a chefe da 237ª zona eleitoral, Célia Regina Fernandes Brito, muitas filiações foram realizadas próximo do prazo (2 de abril) para os que desejam se candidatar em outubro. “Mas desde o ano passado tem ocorrido mudanças partidárias. Inclusive muitos já haviam mudado em agosto e setembro, prevendo o período de um ano (antes das eleições), que foi alterado no final de setembro para seis meses”, disse Célia.
Conforme a chefe do cartório, a filiação “é um trabalho de engenharia”. “Os candidatos estão procurando um partido que obtenha o quociente partidário, mas que e le seja um dos primeiros colocados, a fim de obter vaga. Assim, as divisões ocorreram mais por composições partidárias e interesses dos candidatos do que a criação de novos partidos”, afirmou.
Cresceu – O número atual de filiados cresceu em relação às eleições municipais de 2012. Naquele ano eram 6.591 inscritos em partidos na cidade, para um total de 27 agremiações. Na comparação com anos posteriores, o número de filiados caiu 34,5%, pois do total de 9.437 eleitores, foram excluídos 667, cancelados 1.580 e desfiliados 86.