Três universidades brasileiras entre as dez melhores da América Latina

Três universidades de instituições públicas do Brasil foram relacionadas entre as dez melhores da América Latina, segundo ranking da consultoria britânica QS (Quacquarelli Symonds), divulgado esta semana.

O levantamento é publicado todos os anos e avaliou desta vez 410 instituições de ensino de vinte países da região. Assim como em 2019, a Pontifícia Universidade Católica do Chile aparece na liderança. A USP (Universidade de São Paulo) aparece na segunda posição e, ainda dentre as dez, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em quinto lugar e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na 9ª colocação.

O ranking apresenta ainda 25 instituições brasileiras dentre as 100 melhores, das quais 22 são públicas e 3 particulares.

A consultoria, apesar da boa avaliação das universidades brasileiras, alertam para a melhoria do investimento e do prestígio das instituições no País, pois a predominância no ranking tem diminuído sob o ponto de vista de pesquisa.

Das 25 instituições brasileiras mais bem avaliadas pela QS, 16 são da rede federal de ensino superior.

Para fazer o ranking, a QS avalia as instituições por meio de oito indicadores: reputação acadêmica, reputação de empregabilidade, proporção de professores por aluno, corpo docente com PhD, rede internacional de pesquisa, citação por artigo, artigos por instituição e alcance na internet.