Mairiporã registra saldo positivo de novas empresas abertas

MESMO com a pandemia da Covid-19, Mairiporã registrou saldo positivo na abertura de novas empresas. Segundo um levantamento da reportagem junto à Prefeitura, a cidade registrou em janeiro deste ano o maior número de empresas abertas dos últimos doze meses. Foram criados 65 novos negócios, um aumento de 8,3% em relação ao mesmo mês de 2020, quando 60 empresas foram abertas.

Durante todo o ano passado, foram 670 empresas abertas, enquanto 348 fecharam as portas. O saldo é positivo em 322 negócios.

MEIs – Quando se trata de Microempreendedores Individuais (MEIs), houve redução no número de inscritos no cadastro da Municipalidade.

Em 200 o total de MEIs era de 372, número bem abaixo do registrado em 2019, quando tinham 486 pequenos empreendedores. O redução foi expressiva, de 30,6%.

No caso dos microempreendedores, a pandemia foi mais danosa, pois esse setor da economia depende, em sua maioria, do contato direto com a população, o que durante vários meses, foi reduzido em virtude do isolamento social.

Recuperação – Na avaliação do mercado, a tendência em Mairiporã é que os negócios votem a crescer, mesmo que de forma mais lenta, que deve se ampliar com a vacinação das pessoas. O governo federal também está empenhando em mudanças que vão beneficiar a economia de modo geral.