2020 pode ser o ano mais quente nas últimas duas décadas

O ANO de 2020 deve entrar para a história como um dos mais quentes já registrados, segundo o Serviço de Mudança Climática Copernicus, do Programa de Observação da Terra, da União Europeia, que monitora o clima desde 1979. O levantamento, divulgado semana passada, repete a análise da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) e aponta que há 99,9% de chance de 2020 entrar no ranking dos cinco anos mais quentes já registrados.

Segundo a NOAA, esse aumento na temperatura do ar ocorre em várias regiões do mundo, como no Norte da Sibéria, no Oriente Médio, em partes da América do Sul, Estados Unidos, Austrália e Europa.

As altas temperatura também moveram os termômetros no Estado de São Paulo. De acordo com vários institutos de meteorologia, setembro foi um dos mais quentes da série histórica de medição, que teve início em 1998. Na Região Metropolitana, onde fica Mairiporã, os termômetros marcaram entre 2 e 3 graus acima, e nos municípios do interior, até 4 graus mais alta.

Combinação – 2020 deve ser um dos mais quentes nos últimos 25 em Mairiporã e região. O diferencial é que está havendo uma combinação explosiva de temperaturas elevadas com déficit hídrico de chuvas, que está abaixo da média há um ano e meio.

A falta de chuva, além de acelerar as altas temperaturas, também traz preocupação quanto ao fornecimento de água pelo Sistema Cantareira, que no último final de semana registrava 39,3% em seu volume armazenado.

Esse número configura ‘estado de alerta’, segundo a Agência Nacional de Águas (ANA) e está mais baixo do que em 2014, quando houve a crise hídrica.

Nos últimos meses a situação foi de seca moderada, mas em algumas regiões chegou ao patamar de grave.