Cantareira atinge 33,3% no volume de água armazenado

As chuvas registradas nas últimas duas semanas ainda estão muito aquém das necessidades do principal reservatório de abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo, o Cantareira. Os números ainda são preocupantes.

Ontem, o sistema operava com apenas 33,3% de seu volume útil, marca próxima a um terço da capacidade total.

Esse quadro afeta diretamente o cotidiano de 9 milhões de moradores desse manancial. Neste mês de fevereiro, choveu 196,5 milímetros, muito próximo da média histórica de 200,8 mm. O Cantareira opera hoje com 327,24 milhões de metros cúbicos. No ano passado, o volume era de 578,04 milhões de metros cúbicos, que representavam 58,9% do total armazenado.

Redução – Como medida de precaução para preservar as reservas, a Sabesp reduziu a retirada de água do sistema. Atualmente, são extraídos 1,9 bilhão de litros por dia, um volume significativamente menor do que os 2,85 bilhões de litros diários que seriam retirados caso o nível estivesse normalizado.

Na prática, essa economia reflete-se na redução da pressão da água nas torneiras, impactando a rotina dos cidadãos. (Juarez César/CJ – Foto: GSP)