Vigilância Epidemiológica realiza ação de combate a escorpiões

EQUIPE da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde realizou na terça-feira (19) uma força-tarefa para identificar locais com maior incidência de escorpiões e também orientar a população em caso de acidentes com esse animal peçonhento.

O trabalho também consistiu em identificar as espécies predominantes no município e conscientizar a população sobre formas de prevenir acidentes e como evitar a proliferação desses animais.

Foram visitados os bairros Jardim Pinheiral, Parque do Moinho e Jardim Carpi, e essa ação vai se estender a outros bairros nos próximos dias. É no verão que a incidência de escorpiões é maior. A equipe também fez a entrega de informativos para as pessoas que moram em locais propícios a animais sinantrópicos e peçonhentos, ou seja, as que correm maior risco.

Durante a vistoria os agentes buscaram exemplares de escorpiões para coleta, identificaram ambientes e situações propícias ao escorpião e conscientizaram os moradores a evitar acidentes.

A ocorrência de acidentes com escorpião deve-se à ocupação irregular do solo e descarte inadequado de lixo, especialmente material de construção, o que atrai insetos e animais como baratas, alimento natural do escorpião”, disseram os agentes.

O que fazer – Em caso de acidente com escorpião, as recomendações são: 1) retirar sapato, anel, pulseira ou fitas que funcionem como torniquete; 2) lavar somente com água e sabão o local da picada; 3) fazer compressas mornas (compressas frias pioram a dor); 4) procurar atendimento no serviço de saúde mais próximo e 5) se possível, levar o animal para identificação.

Legenda: Agentes vistoriaram imóveis em construção e locais inadequados para descarte de lixo

Crédito: Divulgação