Vacinação contra a gripe é prorrogada até 24 de julho

A Campanha de Vacinação contra Influenza, que terminaria no próximo dia 30, foi prorrogada mais uma vez pelo Ministério da Saúde, agora até dia 24 de julho, para imunizar os seguintes grupos prioritários: idosos, adultos de 55 a 59 anos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, puérperas, gestantes, pessoas com deficiência, portadores de doenças crônicas, professores, profissionais das áreas da saúde e da segurança pública, caminhoneiros, motoristas e cobradores do transporte público.
Diante da cobertura vacinal abaixo do esperado na maioria dos grupos prioritários, o Ministério da Saúde decidiu estender a campanha até 24 de julho em todo o País e a meta é conseguir vacinar 90% do público-alvo. De acordo com os dados do próprio Ministério, Mairiporã superou as metas em relação aos idosos e trabalhadores da saúde, com recordes de 145,7% e 128,9%, respectivamente.
Embora esteja com 89,52% de vacinados no município, ou seja, quase alcançada a meta de 90% proposta, esse número se deve a idosos e trabalhadoras da Saúde, pois outros grupos ainda estão longe de cumprir o patamar exigido: crianças (46,26%); gestantes (39,25%); puérperas (37,4%) e adultos (32,78%).
Apesar de não imunizar contra o Coronavírus, a vacina previne do ataque dos vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B, os tipos mais comuns no Brasil, evitando uma eventual infecção dupla que poderia sobrecarregar o sistema respiratório e causar complicações graves. Mesmo quem já recebeu a dose no ano passado deve se imunizar de novo, pois conforme alerta do Ministério da Saúde, houve alteração de duas cepas de vírus.