Termina prazo para suspensão de cortes de energia

As distribuidoras de energia podem retomar os cortes de energia a partir desta segunda-feira (3) em todo o território nacional, após a suspensão de cortes, que valia desde março.
A medida, valia até 31 de julho após a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) decidir pela proibição dos cortes por falta de pagamento entre todos os consumidores, por causa da pandemia. Com o fim de semana sendo proibido para cortes, esses poderão ser retomados a partir de segunda-feira.
Com o prazo esgotado, apenas usuários enquadrados no programa de Tarifa Social, destinado à famílias de baixa renda terão o fornecimento mantido até o fim do ano, mesmo que não consigam efetuar o pagamento. Para esse público, a medida vale até dia 31 de dezembro.
Segundo as regras da Anel, as concessionárias agora retomam normalmente a cobrança, e podem fazer o corte de energia para quem está com pagamentos em atraso. No entanto, é exigido que o cliente já tenha sido ou seja notificado novamente sobre o atraso do débito da fatura.
Segundo a Aneel, locais em que a epidemia esteja em níveis preocupantes, as empresas devem acertar as condutas junto com as autoridades de saúde locais.