Só 5 partidos têm diretório em Mairiporã

TERMINA no dia 3 de agosto o prazo dado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), através de resolução, para que os partidos substituam as Comissões Provisórias por Diretórios Municipais, com representantes eleitos. A correria em Mairiporã vai ser grande, pois dos 23 partidos em vigência na cidade, apenas 5 possuem diretório. Os demais são comandados por comissões provisórias. Ou seja, apenas 22% das agremiações políticas jão são organizadas com diretórios. Embora ativo, há um partido, o PNT, que está suspenso pela Justiça Eleitoral.
Afora o PMBD, PTB, PT, PSDB e PSD, todos os demais possuem apenas as chamadas ‘comissões provisórias’, que não eleitas, mas nomeadas através de comandos estaduais. Isso faz com que, na maioria das vezes, a comissão seja substituída de acordo com os interesses dos dirigentes estaduais e nacionais. Dos partidos com diretório, apenas o PT não tem representação da Câmara de Vereadores.
Liberdade – A representatividade das lideranças políticas é a principal diferença entre diretório e comissão provisória. As comissões são nomeadas pelo Diretório Estadual e são mais suscetíveis, em tese, a mudanças bruscas em sua composição.
Os diretórios são eleitos pelos filiados no município e, com isso, ganham mais liberdade para administrar as questões locais do partido, promovendo ainda a vida orgânica da sigla na cidade, e não apenas em períodos eleitorais.
As comissões também podem organizar o partido organicamente, porém sem a obrigatoriedade de seus líderes passarem pelo crivo dos filiados, e a cobrança para que o partido tenha encontros e discussões frequentes praticamente inexistem.
Oito – A composição da Câmara reflete a grande quantidade de partidos no Brasil (mais de 30) e em Mairiporã (quase duas dúzias). Oito foram as siglas que elegeram vereador nas eleições do ano passado, mas poderia ser nove, se o titular de uma das cadeiras, Essio Minozzi Júnior (PDT), não tivesse assumido uma secretaria municipal e dado a vaga para o quarto nome do PSDB.
Apenas três agremiações têm mais de um vereador: PSDB (4), PSD (2) e PV (2). Os demais conquistaram uma cadeira cada: PTB, REDE, PSC, PMDB e PPS.