O site da Brand Finance, com infográficos do HowMuch, divulgou na última semana as marcas mais valiosas do mundo em 2020. Pelo levantamento, pode-se observar que as marcas mais valiosas do mundo são gigantes corporativos globais. Elas geram bilhões de dólares anualmente, exercem enorme influência sobre a opinião pública e são reconhecidas em todo o mundo.
Pela tabela nota-se que América do Norte, Europa e Ásia dominam a lista das 100 melhores marcas do mundo. A Saudi Aramco (US$ 47 bilhões) é a única empresa de outro continente a fazer parte do ranking. É uma enorme companhia petrolífera saudita. Embora a maioria das empresas tenha visto o valor de suas marcas aumentar no ano passado, algumas como o McDonald’s tiveram declínio (US$ 44 bilhões em 2019 contra US$ 37 bilhões em 2020).
Tecnologia – Cinco das dez principais empresas mais valiosas são de tecnologia e isso não inclui a Amazon, que a Brand Finance classificou como uma empresa de varejo. Afinal, a computação em nuvem na Amazon Web Services tem sido a maior fonte de lucros da empresa. Comparando os números de 2020 contra os números do ano passado, a maioria das empresas viu o valor de suas marcas crescer, principalmente em tecnologia.
Ainda segundo do Brand Finance, a Amazon é o grande sucesso do momento porque ela aparecia com US$ 97 bilhões em 2019 e neste ano chegou a US$ 221 bilhões. Dentre as empresas que mais perderam, a campeã foi a McDonalds.
AS DEZ MAIS
1. Amazon: US $ 221 bilhões (varejo)
- Google: US $ 160 bilhões (técnico)
- Apple: US $ 141 bilhões (técnico)
- Microsoft: US $ 117 bilhões (técnico)
- Grupo Samsung: US $ 94 bilhões (técnico)
- ICBC: US $ 81 bilhões (bancário)
- Facebook: US $ 80 bilhões (mídia)
- Walmart: US $ 78 bilhões (varejo)
- Ping An: US $ 69 bilhões (Seguros)
- Huawei: US $ 65 bilhões (técnico)