Preparação das urnas em Mairiporã começa nesta quarta-feira

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) iniciou os preparativos das 99.528 urnas eletrônicas que serão utilizadas no dia 15 de novembro nas seções paulistas. O ato tem por objetivo garantir a transparência e segurança do processo eleitoral, como também o sigilo do voto.

Em Mairiporã a 237ª Zona Eleitoral dá início ao procedimento nesta quarta-feira (4), ação que deverá durar cinco dias, ou seja, concluída na segunda-feira. É a chamada ‘inseminação’ das urnas, com os nomes dos candidatos e dos eleitores. Depois disso serão realizados testes lógicos e físicos nas urnas, para verificar o funcionamento do sistema, com som, imagem e impressão.

Se não apresentarem falhas, os equipamentos serão lacrados e assinados pela autoridade eleitoral e pelos fiscais e representantes dos partidos e coligações. Essa etapa confere a lisura do processo eleitoral e garante que as urnas, inclusive as reservas, estarão prontas para uso. Uma vez lacradas, só entram em operação na data do pleito, em 15 de novembro.

Em Mairiporã, de acordo com informação do Cartório Eleitoral, são 179 urnas de votação e outras 20 de contingência (reserva). (Foto: Correio Imagem)