Vacinas gratuitas para colocar em dia antes da folia de Carnaval

A FOLIA de Momo começa no próximo sábado, 22, mas é importante que o folião responsável se previna antes de botar o bloco na rua.
Infectologistas recomendam que pelo menos sete dias antes dos festejos, as vacinas devem estar em ordem, não só para adultos, mas também crianças, já que a aglomeração de pessoas é grande. A dica é clara: procurar a sala de vacinação mais próxima e atualizar o cartão.
Para garantir a prevenção, a vacina deve ser aplicada pelo menos sete dias antes da exposição, que é o tempo médio que o organismo precisa para produzir o anticorpo contra a doença. Uma das principais imunizações, segundo os médicos, é a tríplice viral, “que protege contra sarampo, rubéola e caxumba e tem dose única”. Outra doença que pode ser prevenida com vacina de dose única é a febre amarela.
Para prevenir o tétano e a difteria, a “dupla adulto” é a indicada e deve ser tomada, geralmente, de dez em dez anos. Há exceções, como grupos de risco. Nesse caso, a indicação é tomá-la no intervalo de cinco anos.
Já a imunização contra a hepatite B precisa ser aplicada, na população adulta, em três doses, com intervalo de dois meses após a primeira e de quatro meses após a segunda. É importante lembrar que a pessoa ficará imune somente após a aplicação das três doses.
Todas essas vacinas são distribuídas, gratuitamente, nas uniddes do SUS e PSF.

Comentários