Usuários poderão trafegar no acostamento com novo recurso implantado na Fernão Dias

O TRECHO paulista da BR-381, entre Mairiporã e Atibaia, conta com mais um recurso para melhorar a fluidez do tráfego. A Fernão Dias, com autorização da ANTT e PRF, adotou um esquema de sinalização diferenciada por meio de semipórticos com luminosos piscantes, que indicam a permissão do uso do acostamento quando o dispositivo acende à luz amarela de forma intermitente.
A ação foi realizada entre os km. 56 e km. 59, pista Sul (sentido São Paulo), para reduzir o tempo de viagem em dias de fluxo intenso e está em vigor desde o início de julho. De acordo com o diretor de operações da Arteris Fernão Dias, Luciano Louzane, “a medida deve melhorar o fluxo do trânsito de forma considerável, principalmente em feriados, finais de semana e horários de pico”, diz.
Para utilizar o acostamento, o motorista deve ficar atento à sinalização e a indicação das luzes no semipórtico instalado próximo ao km. 56-Sul, que traz a mensagem: “No amarelo piscante permitido trafegar no acostamento”. O uso do acostamento com as luzes apagadas ou fora do trecho mencionado não está liberado e é considerado infração grave, sujeita a multa, conforme estabelecido no CTB – Código de Trânsito Brasileiro.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a implantação da faixa reversível é fruto de longos estudos e projetos que comprovaram a segurança e eficiência do dispositivo. O órgão também ressalta que o funcionamento da faixa é condicionado a situações relevantes para a operação da rodovia e alerta: “Ao utilizar a faixa, o cidadão deve se atentar aos dispositivos luminosos, velocidade máxima permitida e manter a atenção e os cuidados indispensáveis à segurança no trânsito”, diz Leon Diniz Valette Pomar, Chefe da 3DelPRF – Atibaia SP.

Comentários