Novo plantão levou apenas 93 eleitores ao cartório

REALIZADO no sábado, 11, o plantão do Cartório Eleitoral em Mairiporã mais uma vez não sensibilizou os eleitores a se cadastrarem por meio de biometria, sistema que será exigido nas eleições municipais do ano que vem.
Segundo números obtidos pelo Correio, apenas 93 pessoas apareceram para colher as digitais com as quais serão reconhecidas na hora de votar.
Até o momento foram 32.163 já possuem o título biométrico, que representam 51,82% do total de 62.072.dos eleitores.
O Cartório informou que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) agendou novo plantão para o dia 15 de junho, das 8h às 13 horas.
Lentidão – O eleitor de Mairiporã parece não estar interessado em contar com o titulo biométrico e não tem respondido positivamente aos chamados da Justiça Eleitoral. O prazo vai até 19 de dezembro.
Como ocorreu em outras oportunidades, o eleitor pode deixar tudo para a última hora e enfrentar longas e intermináveis filas à porta do Cartório. Ainda assim, de acordo com levantamento da reportagem, Mairiporã se encontra em melhor situação que as cidades da região, onde o comparecimento é ainda menor.
Documentos – Para o efetivar o cadastro biométrico, o eleitor precisa apresentar os seguintes documentos: Comprovante de endereço em nome do eleitor (conta de luz, ou conta bancária, ou conta de telefone, etc, desde que contenha nome e endereço e seja recente); RG original ou Carteira de Trabalho e Previdência Social ou carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal (OAB, CRM, CREA, etc) ou certidão de nascimento ou de casamento.
Não será aceita a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para o primeiro título por não conter nacionalidade/naturalidade. O passaporte somente será aceito se for o modelo que contenha também a filiação. Todo documento apresentado deve conter nome atual e sem abreviaturas (inclusive de filiação), caso contrário, deverá ser apresentado documento complementar que contenha o nome completo.
Também é necessário comprovante de quitação do serviço militar (homens com idade entre 18 e 45 anos) para o primeiro título.

Comentários