Entenda por que o outono demora a chegar

O OUTONO começou há um mês e meio, mas com as temperaturas lá nas alturas e muita gente ainda não sentiu a diferença. O vilão que tem mantido o clima quente é o fenômeno climático El Niño. Além de impedir a chegada do frio ao continente, o fenômeno deixa os termômetros marcando temperaturas acima da média até meados de junho.
Segundo o Instituto Climatempo, os satélites não conseguem prever a intensidade e a periodicidade do fenômeno. “O El Niño diminui o frio porque essas altas temperaturas devolvem para o mar as massas de ar polar, impedindo que elas cheguem ao continente. O El Niño chegou no verão passado, tornando a estação menos chuvosa que de costume. Já no outono e no inverno acontece o oposto: o clima continua seco, mas com temperaturas elevadas”, diz.
Ainda de acordo com o Instituto, maio será quente no País inteiro, com alguns episódios de frio na segunda quinzena do mês, mas não terá queda brusca. Frio de verdade só em meados de junho.
O fenômeno El Niño ainda vai atuar em todo o outono e inverno e, mesmo que perca intensidade, se manterá até o final de 2019, mas quando chegarem as ondas de frio elas serão fortes, mas vão durar pouco. Isso vai acontecer até o começo de agosto. Sempre com poucas e rápidas ondas de frio, segundo alerta dos meteorologistas.
Mairiporã – Segundo o Climatempo, pode chover em Mairiporã neste sábado e domingo, porém as temperaturas máximas ficam na casa dos 30ºC, com possibilidade de pancadas de chuvas à tarde e à noite. A partir de segunda-feira estão previstas quedas nas temperaturas.

Comentários