Domingo de Ramos abre a Semana Santa

A PARÓQUIA de Nossa Senhora do Desterro divulgou a programação religiosa da Semana Santa 2019. Considerada a data mais importante do ano para a Igreja Católica, as celebrações começam pelo Domingo de Ramos, depois de amanhã, que relembra a entrada de Jesus em Jerusalém, saudado com ramos de palmeiras. A primeira missa do dia se inicia na Capela do Rosário, às 9 horas, com a benção de ramos, seguida de procissão até a Matriz de Nossa Senhora do Desterro, onde a missa terá seu término. Às 18 horas missa na matriz e às 20 horas via sacra pelas ruas do centro. As capelas nos bairros também rezam missas e celebrações, em diferentes horários.
A programação segue até sexta-feira, 19, dia considerado santo, de jejum, de abstinência e comunhão com o sofrimento de Jesus. A programação prevê via sacra até o Cruzeiro, retomada da vigília, celebração de penitência e reconciliação, celebração da paraliturgia e o sermão das últimas palavras do Senhor.
No sábado, 20, véspera da Páscoa, vigília pascal, benção do fogo novo e do círio pascal, benção da água do batismo e missa da ressurreição às 20 horas, na Matriz. Às 23 horas, caminhada da ressurreição que parte da Matriz em direção às capelas de Santo Agostinho, Santo Expedito, Nossa Senhora da Boa Esperança e Nossa Senhora da Salete.
Já no domingo, missa às 4h40 e às 8 horas, com a primeira eucaristia. E ainda missas às 10 horas e às 18h30.
Segundo a liturgia, “A importância da Semana Santa para os católicos está na participação pessoal nas celebrações como meio de compreender o mistério da morte e a ressurreição de Jesus. Cristo morreu pelos pecados da humanidade para nos salvar. Deus nos salva morrendo por nós e perdoando nossos pecados. Então, ele toma o nosso lugar, sendo o salvador da morte e da ressurreição de Jesus Cristo. É preciso compreender esse mistério por meio das celebrações da Semana Santa, a ressurreição para uma existência melhor em busca da paz, sendo esse o verdadeiro sentido da Páscoa”.

Comentários