Litoral Norte tem 40% e Litoral Sul 26% de praias impróprias

Levantamento divulgado pela Cetesb revela que no Litoral Norte de São Paulo 39 praias estão impróprias para banho neste final de ano. Esse montante significa 40% de um total de 97 praias ao longo das cidades de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba.

No Litoral Sul a situação é um pouco melhor, com 20 praias impróprias de um total de 77. A situação mais grave é a de Praia Grande, que tem oito de suas 12 praias com alerta de falta de balneabilidade.

Entre os riscos do banho em praias avaliadas como não adequadas, destacam-se as condições sanitárias que podem dar margem à transmissão de doenças, como cursos de água contaminados por esgotos domésticos, ao atingirem as águas das praias, que podem expor os banhistas a bactérias, vírus e protozoários.

Praias – Dos destinos mais procurados no Litoral Norte, Ubatuba tem 9 praias impróprias, Caraguatatuba (4), São Sebastião (15) e Ilhabela (10). No Litoral Sul, São Vicente (3), Santos (1), Guarujá (5), Praia Grande (8), Itanhaém (2) e Peruíbe (1).

Bertioga, Iguape, Ilha Comprida e Mongaguá são as únicas cidades em que não há praias impróprias para o banho de mar. (Da Redação)

Comentários