Sugestão de Ceia para o Natal

LOMBO RECHEADO

Ingredientes: Uma peça de lombo de porco (30 cm); sal e pimenta do reino à gosto; 1 xícara de (chá) de queijo parmesão; 200g de queijo emmental em fatias; 150g de bacon em fatias e glucose de milho. Modo de Preparo: Abrir o lombo com o auxílio de uma faca. Temperar com sal e pimenta-do-reino. Dispor o queijo parmesão, o queijo emmental e o bacon. Enrolar o lombo e fechar bem com o auxílio de um barbante. Pincelar glucose de milho e levar ao forno a 180 graus por 40 minutos.

 FAROFA DE NATAL

Ingredientes: 50g de bacon picado; 50g de azeitona preta picada; 2 colheres (sopa) de manteiga; 1 cebola picada; 3 fatias de abacaxi; 2 colheres (sopa) de açúcar; 4 colheres (sopa) de uva-passa; 1 xícara (chá) de farinha de mandioca e sal. Modo de Preparo: Em uma panela, coloque o abacaxi e aguarde levantar fervura, deixe durante 4 minutos. Escorra e reserve. Em uma frigideira, coloque a manteiga, a cebola, o bacon picado, junte as uvas-passas, adicione a farinha de mandioca e mexa até todos os ingredientes soltarem da frigideira, por último acrescente o abacaxi, e coloque uma pitada de sal. Desligue o fogo e coloque em um recipiente próprio para a ceia.

SALADA NATALINA

Ingredientes: 2 talos de salsão ralado; ½ xícara (chá) de uva-passa branca; ½ xícara (chá) de nozes picadas; 2 maçãs verdes grandes com casca cortadas em cubos; suco de 1 limão; 3 colheres (sopa) de azeite de oliva; 1 colher (café) de pimenta-do-reino preta moída ; 1 colher (chá) de sal; 1 colher (sopa) de salsa fresca picada; 15 pimentas (biquinho) inteiras; 1 xícara (chá) de requeijão; 1 pacote de batata palha. Modo de Preparo: Em uma saladeira, misture o salsão, a uva-passa, as nozes e as maçãs. Tempere com suco de limão, azeite de oliva, pimenta moída, sal, salsa, pimenta (biquinho) e requeijão. Misture bem e leve à geladeira. Na hora de servir, coloque a batata palha e misture bem.

ARROZ DE FORNO

Ingredientes: 3 colheres (sopa) de óleo; 1 cebola picada;1 e 1/2 xícara (chá) de arroz; 4 xícaras (chá) de água; 4 colheres (sopa) de azeite; 2 dentes de alho picados; 2 tomates sem pele e sem sementes; 1/2 xícara (chá) de caldo de legumes; 1/2 xícara (chá) de molho de tomate; 700g de lascas de bacalhau dessalgadas; 1/2 xícara (chá) de azeitona verde picada; sal e pimenta a gosto; 2 colheres (sopa) de salsa picada; 100g de muçarela fatiada; 1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado. Modo de Preparo: Em uma panela, aqueça o óleo, refogue a cebola e o arroz. Adicione a água e cozinhe o arroz até ficar no ponto. Reserve. Em uma panela, aqueça o azeite, doure o alho e refogue o tomate até começar a desmanchar. Junte o caldo de legumes, o molho de tomate e deixe levantar fervura. Adicione o bacalhau, a azeitona e cozinhe no fogo brando por 5 minutos. Coloque a pimenta e, se necessário, o sal. Misture o arroz, polvilhe a salsa e coloque em um refratário. Cubra com a muçarela e polvilhe o queijo parmesão. Leve ao forno, preaquecido a 220°C até derreter os queijos e dourar. Sirva em seguida.

PUDIM PRESTÍGIO SEM FORNO

Ingredientes do pudim de chocolate: 1 lata de leite condensado (395g); 1 caixinha de creme de leite (200g); 200 ml de leite; 250g de chocolate meio amargo derretido; 12g de gelatina incolor (1 envelope). Ingredientes do pudim de coco: 200 ml de leite de coco; 1 lata de leite condensado (395g); 1 caixinha de creme de leite (200g); 100g de coco ralado; 12g de gelatina incolor (1 envelope). Modo de Preparo pudim de chocolate: Leve ao liquidificador o leite condensado, o creme de leite e o leite. Leve o chocolate ao microondas para derreter, ou derreta em banho-maria, coloque o chocolate no liquidificador também. Por último, hidrate e derreta a gelatina de acordo com as instruções da embalagem. Adicione a gelatina derretida, bata tudo junto e coloque essa mistura em uma forma média com furo no meio. Leve para gelar por 1 hora. Modo de Preparo pudim de coco: hidrate e derreta a gelatina de acordo com as instruções da embalagem, leve todos os ingredientes no liquidificador juntos, menos o coco ralado, bata tudo, adicione o coco e misture com uma espátula, não precisa bater. Coloque essa mistura na forma por cima do pudim de chocolate. Leve para gelar novamente, por no mínimo 6 horas. Para desenformar, use uma faca para descolar o pudim da forma e se ainda tiver dificuldade, esquente a forma rapidinho no fogão, por apenas alguns segundos, girando para esquentar toda a parte de baixo, e em seguida desenforme. Para servir, decore com coco se desejar.

Comentários