Palmeiras lidera o novo Ranking Nacional de Clubes

A CONFEDERAÇÃO Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na quarta-feira, 5, o novo Ranking da entidade após o término dos campeonatos das quatro séries (A, B, C e D). Ao todo são 90 clubes que disputam esses certames.

O Palmeiras, agora 10 vezes campeão, é o líder no Ranking Nacional de Clubes, com 16.914 pontos. O Cruzeiro, que este ano conquistou a Copa do Brasil, vem a seguir, com 15.822 e em terceiro o Grêmio, que venceu a Recopa no início do ano, com 1.936 pontos.

Os dez anos sem ganhar um título importante tiraram o São Paulo das dez primeiras colocações. O tricolor paulista ocupa a 12ª posição, com 10.598, seu pior resultado desde a criação do ranking.

O critério utilizado pela CBF para conceder a pontuação considera a participação dos clubes nos campeonatos realizados nos últimos cinco anos. Para cada colocação é dada uma pontuação específica.

Paulista – As demais equipes do futebol paulista que aparecem na lista são: Santos (4º), Corinthians (5º), Ponte Preta (18º), Oeste (37º), Bragantino (42º), Guarani (44º), São Bento (51º), Botafogo (57º), Mogi Mirim (60º), Portuguesa (63º) e Ituano (75º).

RANKING DOS DEZ PRIMEIROS

Palmeiras (SP)

Cruzeiro (MG)

Grêmio (RS)

Santos (SP)

Corinthians (SP)

Flamengo (RJ)

Atlético (MG)

Atlético (PR)

Internacional (RS)

Chapecoense (SC)

Comentários