Região tem mais de 400 mil eleitores aptos a votar e nenhum deputado

AS CINCO cidades que integram a região, Mairiporã, Franco da Rocha, Caieiras, Francisco Morato e Cajamar alcançaram o patamar de 410.619 eleitores neste ano, número suficiente para eleger pelo menos três deputados estaduais e três federais. Os números são do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), e o crescimento foi de 6,7% em relação às últimas eleições gerais realizadas no País, em 2014, quando 384.821 estavam em condição de votar na região.
O percentual de crescimento foi o dobro das médias nacional e estadual, de 3,14% e 3,26%, respectivamente.
Nas eleições de outubro, 147,3 milhões de brasileiros poderão ir às urnas, dos quais 33 milhões no Estado de São Paulo. De acordo com as informações do TSE, os números são oriundos do Cadastro Eleitoral, banco de dados oficial sobre o eleitorado brasileiro. As estatísticas foram auditadas até o final de julho após o fechamento do cadastro, em 9 de maio deste ano.
Mairiporã, dentre as cinco cidades, é a que tem o menor colégio eleitoral: 61.289 inscritos. Francisco Morato lidera com 121.391, depois vem Franco da Rocha com 99.272, Caieiras com 66.671 e Cajamar com 61.996.
Perfil – As mulheres representam mais da metade do eleitorado na região, com 212.614 eleitoras aptas a votar, 52% do total da região. Os homens somam 197.639 eleitores e 48% da totalidade.
Representação – Embora conte com quase meio milhão de eleitores, as cinco cidades nunca conseguiram eleger um deputado que as represente. Os votos são pulverizados entre candidatos que não residem na região e que não defendem os interesses de cada uma delas.
De acordo com analistas com experiência em estatísticas, os cinco municípios poderiam, com folga, eleger pelo menos três deputados estaduais e outros três federais, independentemente dos partidos aos quais estejam filiados.
Na prática, no entanto, isso nunca ocorreu e essa expectativa parece longe de se concretizar.

Comentários