Arteris investe R$ 5 milhões em sistema de iluminação em LED na Fernão Dias

Todos os 570 quilômetros de extensão da rodovia Fernão Dias (BR-381), sob concessão para a empresa Arteris, vai ganhar um sistema de iluminação com tecnologia LED. Serão instaladas 9 mil lâmpadas até o final deste ano, investimento de R$ 5,39 milhões, e se somam ao conjunto de 3.600 luminárias instaladas no ano passado.
Segundo a Arteris, esse equipamento tem componentes modernos, com luminárias mais econômicas e eficientes, que propiciam iluminação homogênea em toda a rodovia, além de maior segurança.
O investimento abrange toda a iluminação já implantada, no trecho entre Contagem (MG) e Guarulhos (SP). Os trabalhos tiveram início no trecho entre Betim e Contagem, em território mineiro.
Além de melhoria na iluminação, a mudança traz benefícios significativos para o meio ambiente. A tecnologia a LED é 75% mais econômica que as versões convencionais. Associado a economia de luz, estão a durabilidade (25 vezes maior que as lâmpadas incandescentes) e sustentabilidade, já que 98% dos materiais que compõem as lâmpadas são recicláveis e não há, em sua fabricação, o uso de metais pesados como o mercúrio, presente nas lâmpadas fluorescentes.
Além de proporcionar maior visibilidade aos motoristas, uma lâmpada de LED apresenta vida útil de até 100 mil horas, ou seja, 400% a mais que uma lâmpada comum, e reduz a necessidade de manutenção em 70% ao longo do tempo de utilização.

Comentários