Vacinação contra a gripe começa dia 23

A CAMPANHA Nacional de Vacinação contra a Gripe começa no dia 23 deste mês, em todo o País, e vai durar até 25 de maio. A novidade nesta edição é a imunização contra o vírus H3N2, que já fez vítimas fatais.
Em Mairiporã a vacina está disponível em todas as unidades de Saúde, embora a Secretaria Municipal da Saúde nada tenha informado nos últimos dias.
Apesar de parecer um novo vetor, o H3N2 é bastante conhecido pelos laboratórios que estudam e desenvolvem a vacina contra ele. No entanto, este ano, o vírus tem se mostrado mais resistente. Segundo os especialistas em epidemiologia, esse vírus lembra o H1N1, em 2009, quando houve uma mutação, na época fruto da junção com um vírus suíno e um aviário, que resultou em um quarto vírus, e se transformou em pandemia. No caso do H3N2 não há nenhuma informação sobre qualquer tipo mutação, mas garantem que a gripe está mais agressiva.
No ano passado a novidade foi a inclusão dos professores e os grupos que devem se imunizar são aqueles formados por crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos, idosos, gestantes, puérperas (mulheres até 40 dias após o parto), trabalhadores da saúde e pessoas com algum tipo de comorbidade.
Meta – O Ministério da Saúde estabelece como meta a vacinação de pelo menos 80% da população. No ano passado, Mairiporã não alcançou o objetivo, ao imunizar 73,67%.
Naquela oportunidade foram vacinadas 11.490 pessoas, de um total de 15.596, a maioria formada por idosos, que praticamente alcançou a meta, com 79,81%.
Segundo os especialistas, a proteção dura em média oito meses, e a imunização realizada durante o outono, para que no inverno a população esteja protegida.

Comentários