12% de eleitores é filiado a partidos políticos em Mairiporã

O NÚMERO de eleitores filiados a partidos políticos em Mairiporã teve crescimento de 9,2% em relação ao ano passado, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) levantado pela reportagem. A mudança de comando na Prefeitura, que em várias outras localidades funciona como termômetro, não teve qualquer influência nas agremiações locais. O que mudou foi o número de partidos, que passou de 30 para 34.

O PMDB segue como o partido que concentra o maior contingente de filiados, embora seja considerado pequeno quando disputa eleição e busca vagas na Câmara de Vereadores. Para a chefia do Executivo o partido não tem candidatura própria, com chances de vitória, há mais de 30 anos.

Com o maior número de correligionários em todo o Brasil, o PMDB em Mairiporã tem hoje 1.906 filiados regulares (26,5% do total), mas curiosamente não conta com a simpatia do eleitorado. Na época em que era comandado pela ex-vereadora Maria Zeza Gomes de Oliveira, no início dos anos 1980, chegou a ter mais de 4 mil filiados, o que à época representava 60% do total de inscritos partidários.

No ano passado os filiados regularmente inscritos aos partidos somavam 6.584 eleitores e em agosto último, subiu para 7.190, crescimento de 9,2%. Em relação ao colégio eleitoral, o percentual de aumento chegou a 12%, o maior nos últimos oito anos.

Mesmo com o comando da Prefeitura e da Câmara, onde conta com a maior bancada de vereadores e a presidência do Legislativo, o PSDB é apenas o 4º colocado entre os que mais possuem filiados, com 545 registros (7,5% do total).

Redução – Seis partidos tiveram redução em seus quadros: PSB, PSL, PMN, PPS, PTC e PCB, e em contrapartida foram criados o PMB, PODE, PROS e NOVO.

A expectativa nos meios políticos é que as agremiações busquem com mais intensidade ampliar o número de filiados, especialmente depois da decisão do Congresso que acabou com as coligações a partir de 2020.

Os partidos terão que rever a forma de disputar eleições e ter um contingente maior de filiados e candidatos é fator primordial para se conseguir eleger representantes.

Comentários