Vacinação contra a gripe começa segunda-feira nas UBS

A VACINA contra a gripe começa a ser aplicada nas UBS da cidade a partir de segunda-feira, 17, segundo informações obtidas pela redação junto à DVE (Departamento de Vigilância Epidemiológica) da Secretaria Municipal da Saúde. Fazem parte do público-alvo a ser imunizado, profissionais da saúde, professores, pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes e mulheres que recentemente tenham dado à luz, portadores de doenças crônicas, presos, adolescentes de 12 a 21 anos que cumprem medidas de socioeducativas e empregados de prisões.
A princípio as doses serão disponibilizadas nas UBS de Mairiporã e Terra Preta. O DVE não soube informar (na manhã de anteontem) se a vacina também poderá ser encontrada nas unidades do PSF (Programa de Saúde da Família).
De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina contra a gripe é trivalente, protegendo contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B. A campanha, segundo o órgão, é desenvolvida nesta época do ano, porque é entre os meses de junho e agosto que há maior circulação viral, pois a mudança de estação aumenta o risco de pegar gripe.
No ano passado Mairiporã vacinou 13.741 pessoas, que representaram 89,9% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que era de 80%. Naquela oportunidade a campanha compreendeu o período de 30 de abril a 31 de maio. A campanha deste ano é a 19ª edição.

Comentários