Prefeitura promove ‘Campanha Fique Sabendo’

COMEÇA hoje, no município, a Campanha ‘Fique Sabendo’ (Tire o peso da dúvida! Saber faz a diferença), que vai até 1 de dezembro, Dia Mundial da Luta Contra a Aids.
Trata-se de uma mobilização de incentivo ao teste de Aids e de estímulo para que população realize o teste anti-HIV, principalmente as pessoas que têm vida sexual ativa, que nunca realizaram o teste de HIV e que pertencem aos grupos mais atingidos pela Aids (profissionais do sexo e usuários de drogas).
O desafio proposto pela Unaids, de atingir até 2020 a meta 90/90/90, ou seja, pretende-se que até lá 90% de todas as pessoas portadoras do HIV saibam que tem o vírus, 90% destas com a infecção pelo HIV diagnosticadas recebam terapia antirretroviral ininterruptamente e que 90% de todas em tratamento tenham suprimido a carga viral, levando-a a níveis indetectáveis.
Durante a campanha, as unidades de saúde irão oferecer testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. O Centro de Testagem e Aconselhamento “CTA José Ávila Pereira” já realiza esse trabalho, porém a campanha é uma maneira de cooptar um maior número de pessoas.
O diagnóstico da infecção pelo HIV – o vírus causador da Aids – é feito por meio de testes simples, realizados a partir da coleta de uma amostra de sangue e o resultado fica pronto em 30 minutos.

Fonte: issuu

Comentários

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *