Mairiporã registra 9,45 raios por km² no ano

DAS cinco cidades da região, três estão entre as cem primeiras no quesito densidade de descargas elétricas (raios) no Estado de São Paulo. Franco da Rocha é a que concentra o maior número, com 11,07 raios por Km² por ano. No ranking estadual, é o 33º município. Mairiporã está na quarta colocação, com 9,45 por km², 118ª posição.
A proximidade do verão e as chuvas do período fazem com que as cidades se tornem alvo de raios e relâmpagos, pois é uma das regiões mais atingidas por descargas elétricas no País, que é o campeão mundial em registros desses fenômenos.
O coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Osmar Pinto Júnior, afirma que os relâmpagos e raios são frequentes na região por causa da localização geográfica.
Segundo o especialista, há que se ter atenção quando da aproximação de tempestades, principalmente em áreas descampadas. “O melhor a fazer é interromper o que estiver fazendo e dirigir-se a um lugar fechado e protegido”, recomenda.
Eletrodomésticos – Ainda de acordo com o coordenador, os para-raios instalados em casas e edifícios cumprem o papel de evitar incêndios e destruição, além de riscos para as pessoas. Mas afirma que não há garantia de, sozinhos, dar proteção aos eletrodomésticos.
Deixar os equipamentos desligados, não mexer em antenas de TV e não utilizar aparelhos de telefone conectados às tomadas enquanto os raios chegam, também são medidas de prevenção importantes, pois as descargas podem ser conduzidas às residências, ferir e até matar.

Comentários

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *